top of page

Ciúme entre Irmãos

Mais um bom assunto em um artigo muito bem escrito pelo colega pediatra Dr Ruy Pupo Filho, leia com atenção que aqui estão registradas boas dicas para lidar com este problema muito comum nas famílias.
 

 

         Se o seu filho vive se comparando com o irmão, pergunta constantemente quem é o seu filho preferido ou faz tudo para chamar a sua atenção, cuidado: ele pode ser uma vítima do famoso "ciúme do irmão". No dicionário, o ciúme é definido como uma inquietação mental causada por receio de rivalidade no amor ou um ressentimento invejoso contra um rival mais eficiente ou mais bem-sucedido, mas no caso dos pequenos, é simplesmente uma pequena dificuldade em dividir o amor dos pais ou de qualquer outra pessoa querida. Isso é típico entre irmãos.
Normalmente, a criança mais velha é "a ciumenta" da casa. Afinal, durante um certo tempo ela tinha todo o amor dos pais só para ela e, de repente, chega um novo irmão com o qual vai ter que dividir as atenções. Algumas crianças conseguem lidar melhor com essa divisão, outras não conseguem suportar essa emoção.
Segundo o pediatra e neonatologista Ruy Pupo Filho, é natural que o mais velho sinta-se enciumado com a chegada de um novo irmãozinho, especialmente se a diferença de idade for de mais de dois anos. "O mais velho vai sentir ciúmes e a maneira como ele vai lidar com isso vai depender de sua personalidade e da forma como os pais se portarem". Nesse primeiro momento, logo após o nascimento do caçula, os pais devem ter muito cuidado com suas atitudes para que a criança não desenvolva um ciúme ou inveja descontrolada. "Imagine para uma criança o que significa dividir o carinho e atenção de seu pai ou de sua mãe".
         A primeira dica é não deixar que o mais velho associe as mudanças em sua vida à chegada do irmãozinho. Portanto, se for preciso mudar de cama, quarto, babá, escola ou qualquer outra coisa, isso deve ser feito antes do nascimento. Também é preciso explicar que um bebê não consegue fazer nada sozinho e precisa que todos cuidem dele, além de mostrar que o bebê gosta muito do irmão e fica feliz quando ele está por perto. Mas essa não é a única situação onde existe ciúme entre irmãos.
         Muitas vezes é o pequenino quem inveja o mais velho, que é mais esperto e pode fazer mais coisas do que ele. Afinal, qualquer situação que cause medo, insegurança ou inveja pode resultar no ciúme. Quando isso acontece os pais não podem se desesperar. Precisam ter controle, paciência e compreensão. Não adianta dizer que ela é amada e que os pais gostam de todos os filhos da mesma maneira. Eles precisam ter certeza de que têm um lugar garantido no coração dos pais. É preciso lembrar que isso não pode ser considerado um defeito da criança. Para os pequeninos, é realmente doloroso sentir-se deixado para trás. Quando surge a inveja do irmão, é normal que a criança comece a ofendê-lo, para que o irmão sofra assim como ele está sofrendo. Quando a criança está se sentindo injustiçada, vale qualquer coisa para chamar a atenção da família.
          Escândalos em lugares públicos são um meio de conseguirem o que querem. Algumas crianças chegam até a adoecer em momentos que sentem muito ciúmes. Seja qual for o motivo do ciúme, esse sentimento é causado devido à falta de afeto, carinho. Mesmo que essa não seja a realidade, é isso o que as crianças sentem quando estão enciumadas.
          E, para resolver esse problema, o remédio é fácil: dar à criança aquilo que ela acha que lhe foi "roubado" ou que lhe é negado: amor e muita, muita atenção. Também vale encorajar a criança e colocar suas qualidades em evidência, para que ela se sinta mais segura vendo que seus pais conhecem todas as suas qualidades.

Agendamento somente pelo Whatsapp:

(48) 3646-2488

      

Endereço: 

Rua Voluntário Fermiano, no 60 - Centro - Laguna - Santa Catarina

Dr Mauro Sérgio F. da Silva​

Pediatra - Diretor Técnico

CRM 8789/RQE 4329​​​

bottom of page